3o Setor | Instituições

Instituto C&A
Site Oficial: https://institutocea.org.br/wp-content/uploads/2021/11/Relatorio-anual-2020_ICeA.pdf
Descrição/Trajetória:

O Instituto C&A foi criado em 1991 com a finalidade de investir em organizações, projetos e iniciativas voltadas para impulsionar a educação de base de crianças de zero a 12 anos. No começo do Instituto, os associados da C&A eram convidados a participar de ações voluntárias com este público.
Em 2015, o Instituto mudou seu propósito, atuando globalmente na transformação da indústria da moda, com um olhar completo no suporte a projetos que apoiavam desde a produção de matérias-primas, questões de direito e trabalho da manufatura e também para o consumo e pós-consumo. Com esta mudança, os associados começam uma jornada de trabalho voluntário também na cadeia da moda.
Em 2020, o legado transformacional do Instituto C&A em todo o mundo migrou para a Laudes Foundation, e o Instituto C&A retornou para uma atuação regionalizada e com foco no fortalecimento de comunidades por meio da moda. Assim, desde 2021, o Programa de Voluntariado continua agora 100% focado em organizações que utilizam moda para realização de trabalhos de promoção social com seu público beneficiado.
Um novo Programa de Empreendedorismo surge no Instituto, com foco no desenvolvimento de iniciativas protagonizadas por pessoas de grupos sociais que lutam para afirmar seus direitos em todo o País: mulheres, comunidades periféricas, público LGBTQIA+, egressos do sistema prisional, pessoas com deficiência, idosos, migrantes e refugiados e a comunidade negra. O desafio é estimular projetos e iniciativas empreendedoras que englobem práticas mais sustentáveis e valorização do trabalho decente, para que em médio ou longo prazo o público beneficiado consiga se integrar à rede de valor da C&A. Resumindo, o propósito do Instituto C&A é fortalecer comunidades por meio da moda, através da aticulação de uma rede sólida de voluntários e do apoio a empreendedores sociais de grupos vulneráveis. Moda, voluntariado, empreendedorismo e comunidade são as palavras chaves que dão vida ao Instituto C&A. O Instituto C&A também realiza aportes financeiros para ajudas humanitárias em situações que envolvem calamidade pública em razões de crises ambientais, sociais e sanitárias.
Conselheiros: Giuliana Ortega Bruno (diretora executiva da Laudes Foundation no Brasil; ex diretora Executiva do Instituto C&A); Adriana Barbosa (CEO da PretaHub); Fernando Brossi (vice-presidente de Operações e Experiência para ELA da C&A); Fernando Guglielmetti (Head de Omnichannel da C&A); João Souza (head comercial do Feminino da C&A); Marcia Costa (vice-presidente de Gente & Gestão).
Projetos relacionados:

Estudo – Justiça de Gênero na Indústria da Moda; (00) Elas na Moda e Sem Violência.