3o Setor | Projetos

Exposição de Arte
Instituição: Nami Rede Feminista de Arte Urbana
Acesse o Projeto:

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/12/23/exposicao-retrata-em-pinturas-historias-de-vitimas-de-violencia-domestica.ghtml

https://redenami.com/
Formato: História de mulheres que foram vítimas de violência
Descrição:

A Rede NAMI é uma organização sem fins lucrativos que, desde 2010, tem como objetivo o uso da arte como veículo de transformação social, promovemos através de projetos os direitos das mulheres, negros, povos originários, pessoas LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência. A Rede já investiu em mais de 9 mil mulheres. A organização surgiu pela iniciativa de sua fundadora, a artista Panmela Castro, com o objetivo de contribuir para o fim da violência contra a mulher e estimular o protagonismo delas nas artes.
PROJETO
Nas redes sociais, Panmela Castro (presidenta e fundadora da Rede NAMI) convocou mulheres para dividirem suas histórias em retratos e relatos, e a maioria mandou uma selfie e um texto. A própria artista foi vítima de violência doméstica e também pintou um autorretrato. A história de mulheres que foram vítimas de violência é o tema de uma exposição de arte, no Rio (23/12/2021). Além da violência física, a exposição retrata o machismo, o racismo, a sobrecarga e a solidão da mulher para dar conta de trabalho, casa, filhos – alguns desses problemas potencializados pela pandemia. “Eu acredito na arte com esse poder curativo, de transformar. É muito mais que dar voz. Mas a gente encontrar nossa voz, que às vezes fica guardada, e, com a arte, a gente se identifica, se transforma, transforma o outro e transforma o mundo”, define Panmela.

voltar →