3o Setor | Instituições

Instituto Maria da Penha
Site Oficial: https://www.institutomariadapenha.org.br/
Descrição/Trajetória:

HISTÓRIA – Fundado em 2009, com sede em Fortaleza (CE) e representação em Recife (PE), o Instituto Maria da Penha (IMP) é uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos. O surgimento da ONG está diretamente ligado à história de vida de Maria da Penha, símbolo de luta no combate à violência doméstica contra a mulher. Por essa razão, a Lei n. 11.340/2006 recebeu o nome Maria da Penha, uma forma de reparação simbólica depois de anos de omissão do Estado brasileiro e de impunidade do seu agressor. Nesse contexto, o papel do IMP é estimular e contribuir para a aplicação integral da lei, bem como monitorar a implementação e o desenvolvimento das melhores práticas e políticas públicas para o seu cumprimento. VISÃO: o IMP tem como objetivo contribuir e fortalecer mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. MISSÃO: enfrentar, por meio de mecanismos de conscientização e empoderamento, a violência doméstica e familiar contra a mulher. VALORES: ética; justiça; honestidade; solidariedade; comprometimento; transparência; despreconceito.
Os PROJETOS IMP são:
PESQUISA de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (PCSVDFMulher) – visa criar um banco de indicadores estatísticos sobre a violência de gênero no Brasil, propondo investigação científica interdisciplinar a respeito do tema.
BOLETINS trimestrais – sobre a Conjuntura da Violência contra a Mulher no Ceará (CVCM), para suprir a falta de estatísticas que considerem o recorte de gênero e suas especificidades quanto aos homicídios de mulheres, bem como para que a comunidade científica e a sociedade em geral tenham acesso a esses dados.
CURSOS – O IMP acredita que a educação é capaz de transformar atitudes e pensamentos para combater o machismo e a violência doméstica contra a mulher. Os cursos promovem reflexões sobre as desigualdades de gênero e uma ampla conscientização quanto aos alcances da Lei Maria da Penha.
EDUCAÇÃO – A Lei Maria da Penha, prevê, em seu art. 8º, inciso VIII, a promoção de programas educacionais com a perspectiva de gênero, raça e etnia para disseminar princípios de direitos humanos e valores éticos de respeito às pessoas. Com essa finalidade, o IMP leva às escolas públicas projetos para divulgar a Lei Maria da Penha e contribuir para uma educação não sexista, buscando a construção social de valores antidiscriminatórios.
Projetos relacionados:

(1)PESQUISA. Cond. Socioecon. (PCSVDFMulher)
(2)BOLETIM Trim. Conjunt. Viol. Contra a Mulher no Ceará – CVCM)
(3)CURSO Defensoras e Defensores dos Direitos à Cidadania – DDDC
(4)Projeto contexto: EDUCAÇÃO, Gênero, Emancipação
(5)Projeto Cordel nas ESCOLAS)
(6)WORKSHOP Violência doméstica e seu impacto no mercado de trabalho: por que as empresas devem se preocupar com isso?)
(7)Implementação do Comitê da Mulher na EMPRESA
(8)PALESTRA do Instituo Maria da Penha)
(9)PALESTRA com Maria da Penha)