3o Setor | Instituições

Agende
Site Oficial:
Descrição/Trajetória:

Ações em Gênero Cidadania e Desenvolvimento (Agende) é uma associação feminista privada de defesa de direitos sociais, independente, democrática, pluralista e com finalidade pública, criada em 1998.
Tem como missão consolidar a perspectiva feminista nas agendas política e social, visando ao fortalecimento da cidadania e da democracia.
A Agende se propõe a atuar em todo o território brasileiro e também na América Latina, no sentido de fortalecer a articulação e a capacidade de ação das organizações de mulheres brasileiras e latino-americanas.
Além de monitorar as políticas públicas, acordos e convenções internacionais existentes, a ONG cria espaços de reflexão, socialização e troca de experiências, para capacitar organizações de mulheres e sensibilizar agentes governamentais e formadores de opinião sobre o tema de gênero. Neste contexto, adota as seguintes linhas de atuação: Advocacy; Articulação; Assessoria; Pesquisa.
Projetos relacionados:

Projetos na linhas de atuação advocacy: campanha mundial pela ratificação e uso do Protocolo Facultativo à CEDAW (Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher), que resultou na ratificação do protocolo pelo Brasil, em vigor no país desde 28 de setembro de 2002; e o projeto para garantir a transversalidade de gênero nas políticas públicas, que focalizava inicialmente as temáticas pobreza e trabalho-emprego.
Projetos na linhas de atuação articulação: articulação sólida com organizações e redes de mulheres e com a bancada feminina do Congresso Nacional, visando consagrar e fortalecer a conquista da cidadania e dos direitos humanos das mulheres brasileiras e latino-americanas e integrar o Movimento Feminista e de Mulheres como um todo. O diálogo com esses setores revela problemas e demandas importantes dos dois movimentos.
Projetos na linhas de atuação assessoria: subsidiar organizações de mulheres, parlamentares, além de agentes e órgãos governamentais nos processos políticos, assessorando e informando sobre as campanhas do Movimento Feminista e de Mulheres, a incorporação da perspectiva de gênero nas políticas públicas, as proposições legislativas e os mecanismos internacionais de proteção aos direitos das mulheres.
Em 2002, a AGENDE assessorou parlamentares da bancada feminina e outros deputados nas votações da Câmara e do Senado sobre o Protocolo Facultativo à CEDAW, e também atuou junto a então Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), fornecendo estratégias, metodologias e indicadores de gênero para o trabalho da transversalidade nas políticas públicas.
Projetos na linhas de atuação pesquisa: em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da Universidade de Brasília (Nepem/UnB) e o Núcleo de Estudo Interdisciplinar sobre a Mulher da Universidade Federal da Bahia (Neim/UFBA), a AGENDE realizou pesquisas direcionadas para a intervenção social. Com o Nepem (entre 1999 e 2001), produziram-se trabalhos de monitoramento e avaliação, a partir do enfoque de gênero, do acesso aos direitos nas áreas de saúde, do trabalho e da segurança pública dentro do Projeto A Resolução Institucional dos Conflitos: acesso aos direitos humanos das mulheres”.
Disponível em: https://wiser.directory/organization/agende-acoes-em-genero-cidadania-e-desenvolvimento