3o Setor | Projetos

Fórum Fale Sem Medo
Instituição: Instituto Avon
Acesse o Projeto: https://www.forumfalesemmedo.com.br/
Formato: Eventos, Palestras, Seminários
Descrição:

O Instituto Avon é uma organização não-governamental (ONG), criada em 2003 com o objetivo de mobilizar a sociedade para o combate ao câncer de mama e da violência contra a mulher no Brasil. Braço social da empresa no Brasil, apóia e proteje mulheres e meninas em situação de violência, articulado com instituições públicas, privadas e organizações sociais.
PROJETO
Idealizado e organizado pelo Instituto Avon, o Fórum Fale Sem Medo teve a sua primeira edição realizada em 2013. Desde então vem se consolidando como um importante espaço de diálogo, articulação e apresentação de pesquisas e experiências inovadoras no campo do enfrentamento das violências contra mulheres e meninas. A cada ano o evento aborda um tema, tendo sempre como pano de fundo para os debates a apresentação de dados de uma pesquisa realizada sobre o mesmo tema e participantes especializados nas quetões discutidas. Os temas abordados em cada edilçao foram:
1ª edição (2013) – “Percepções do homem sobre violência doméstica”
2ª edição (2014) – “Violência contra a mulher: o jovem está ligado?”
3ª edição (2015) – “Violência contra a mulher no ambiente universitário”
4ª edição (2016) – “O papel do homem na desconstrução do machismo”
5ª edição (2017/2018) – “A voz das redes: o que elas podem fazer pelo enfrentamento das violências contra as mulheres”
6ª edição (2019) – “Histórias para novos contratos: como conversar com alguém que pensa muito diferente de você?”
7ª edição (2020) – Transformação em Tempos de Transição: a violência real do mundo virtual. Durante o evento online, gratuito e aberto ao público, foram apresentados, pela primeira vez, os dados da pesquisa “Além do Cyberbullying: a violência real do mundo virtual”, realizada pelo Instituto Avon (Instituto Avon aponta as violências mais sofridas por mulheres na internet), em parceria com a Decode, entre 2019 e 2020, que rastreou mais de 80 milhões de perfis para contextualizar e refletir sobre a violência de gênero na e pela internet. Além da apresentação inédita da pesquisa, o evento reuniu convidados de diversos campos que debateram cenários e saídas para as violências digitais. A norte-americana Erica Olsen-Shaver, diretora do Projeto de Safety Net na NNEDV (National Network to End Domestic Violence), foi o destaque da programação.