3o Setor | Projetos

Futebol e Violência Contra a Mulher
Instituição: FBSP – Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Acesse o Projeto: https://forumseguranca.org.br/publicacoes_posts/futebol-e-violencia-contra-a-mulher/
Formato: Exposição técnica
Descrição:

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), criado em março de 2006, é uma pessoa jurídica de direito privado, apartidária, e sem fins lucrativos, que se dedica a construir um ambiente de referência e cooperação técnica na área da segurança pública. É integrada por pesquisadores, cientistas sociais, gestores públicos, policiais federais, civis e militares, operadores da justiça e profissionais de entidades da sociedade civil que juntos contribuem para dar transparência às informações sobre violência e políticas de segurança e encontrar soluções baseadas em evidências.
PROJETO
Futebol e Violência Contra a Mulher – O relatório de pesquisa analisa a relação entre jogos do campeonato brasileiro e a violência contra a mulher no Brasil. Trata-se de uma investigação empírica para a qual foi montada uma base de dados contendo informações de todos os jogos do Campeonato Brasileiro da série A, entre 2015 e 2018. Ao mesmo, via Lei de Acesso à Informação, levantou-se o conjunto dos microdados de violências contra as mulheres em seis Unidades Federativas. As estimativas dos autores indicaram que no dia em que o time da cidade joga, o número de ameaça contra mulheres aumenta 23,7% e o número de lesão corporal dolosa cresce 20,8%.
As investigações constataram que tais violências estavam ligadas às relações afetivas entre o perpetrador e a vítima (no caso, companheiro ou ex-companheiro da vítima). Por outro lado, na situação em que autor e vítima não se conheciam, os resultados se mostraram não significativos estatisticamente. No conjunto, as análises sugeriram que existe uma forte relação entre jogos de futebol e violência contra a mulher e que esse fenômeno se insere dentro de uma perspectiva de violência doméstica. Os pesquisadores não afirmam categoricamente que a causa da violência contra as mulheres seja o jogo de futebol, mas que o motivo se relaciona aos valores do patriarcado ainda presentes na cultura da sociedade no Brasil. Entretanto, o jogo de futebol pode funcionar como catalisador desse tipo de crime, reafirmando os valores da masculinidade e da forma como certos homens se enxergam na estrutura de poder quanto ao gênero.

voltar →