3o Setor | Projetos

Museu Vivo NAMI: Circuito de Murais pelo Fim da Violência Contra a Mulher
Instituição: Nami Rede Feminista de Arte Urbana
Acesse o Projeto: https://redenami.com/museu-vivo-nami/?doing_wp_cron=1673630764.2743940353393554687500
Formato: Luta contra a violência provocada pela hegemonia da arte, através da produção artística de grupos à margem da cena tradicional e promoção dos direitos humanos
Descrição:

A Rede NAMI é uma organização sem fins lucrativos que, desde 2010, tem como objetivo o uso da arte como veículo de transformação social, promovemos através de projetos os direitos das mulheres, negros, povos originários, pessoas LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência. A Rede já investiu em mais de 9 mil mulheres. A organização surgiu pela iniciativa de sua fundadora, a artista Panmela Castro, com o objetivo de contribuir para o fim da violência contra a mulher e estimular o protagonismo delas nas artes.
PROJETO
O Museu Vivo NAMI: Circuito de Murais pelo Fim da Violência Contra a Mulher é um perímetro de 1km de murais, localizado na comunidade Tavares Bastos (bairro do Catete, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro), sede da NAMI. O museu a céu aberto possui uma proposta decolonial (luta contra a violência provocada pela hegemonia) da arte, subvertendo, reconstruindo e dando origem a outras formas de poder e conhecimento, estimulando principalmente a produção artística de grupos à margem da cena tradicional da arte e a promoção dos direitos humanos. A instituição oferece visitas mediadas, processos de curadoria participativa e cocriação em um museu vivo, que evolui com o seu público e mantém um acervo de pinturas em suportes convencionais.
As pinturas no Museu vem acontecendo desde 2013, quando a organização instalou seu escritório localizado no Morro da Nova Cintra e até hoje já recebeu murais de mais de cem artistas do Rio de Janeiro, Brasil e exterior. A comunidade de Tavares Bastos possui 8 mil moradores, sendo conhecida por não ter tráfico de drogas ou ação miliciana, tornando-se palco de gravações de filmes, séries, novelas e videoclipes nacionais e internacionais, fator que traz mais visibilidade às obras produzidas em nosso Museu.