3o Setor | Projetos

Percepções sobre direito ao aborto em caso de estupro
Instituição: Instituto Patrícia Galvão – Comunicação e Mídia
Acesse o Projeto:

Sinopse: Percepções sobre direito ao aborto em caso de estupro (2022)

Pesquisa original: https://dossies.agenciapatriciagalvao.org.br/dados-e-fontes/pesquisa/percepcoes-sobre-direito-ao-aborto-em-caso-de-estupro/
Formato: Pesquisas
Descrição:

Fundado em 2001, o Instituto Patrícia Galvão é uma organização feminista de referência nos campos dos direitos das mulheres e da comunicação. Entre as atividades que o instituto desenvolve, encontram-se a realização de pesquisas de opinião pública em nível nacional.
PROJETO
A pesquisa nacional online “Percepções sobre direito ao aborto em caso de estupro” foi realizada pelos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva. Participaram da enquete 2 mil pessoas, com 16 anos ou mais; entre 27 de janeiro e 4 de fevereiro de 2022. O trabalho teve como objetivo mapear as percepções da população sobre violência sexual contra meninas e mulheres, serviços de apoio às vítimas e direito ao aborto previsto por lei.
Destaque resumido da pesquisa:
(1) 16% das mulheres entrevistadas já foram vítimas de estupro (o que corresponde a 14 milhões de mulheres que já sofreram essa forma extrema de violência sexual.
(2) Em 84% dos casos relatados, o estuprador foi alguém do círculo social da vítima e, em 65%, o estupro ocorreu dentro de casa.
(3) Para 87%, é direito da vítima de estupro decidir se quer ou não interromper a gravidez; 3 em cada 4 mulheres gostariam de poder contar com essa opção e 52% acreditam que optariam por interromper a gestação nesse caso.
(4) 77% reconhecem que as principais vítimas da criminalização do aborto no Brasil são as mulheres pobres, que não podem pagar por um aborto realizado com acompanhamento médico.