3o Setor | Projetos

Prêmio Viva: Pela vida de todas as mulheres
Instituição: Instituto Avon (co-realização com revista Marie Claire)
Acesse o Projeto: https://revistamarieclaire.globo.com/Premio-Viva/noticia/2018/11/premio-viva-confira-lista-de-vencedores-e-os-destaques-da-noite.html
Formato: Premiação, Homenagem
Descrição:

O Instituto Avon é uma organização não-governamental (ONG), criada em 2003 com o objetivo de mobilizar a sociedade para o combate ao câncer de mama e da violência contra a mulher no Brasil. Braço social da empresa no Brasil, apóia e proteje mulheres e meninas em situação de violência, articulado com instituições públicas, privadas e organizações sociais.
PROJETO
A 1ª edição – Prêmio Viva: Pela vida de todas as mulheres (2018) aconteceu em São Paulo. Pela primeira vez, a revista mensal feminina Marie Claire e o Instituto Avon uniram forças para ajudar a romper o ciclo de crueldade que atormenta dezenas de milhares de mulheres no Brasil, diariamente. O problema extrapola a violência física, passando pelo relacionamento abusivo e a desigualdade salarial entre mulheres e homens que desempenham a mesma função. “Também são formas de violência. Com esse prêmio, queremos levantar a discussão, alertar a população”, explica Laura Ancona, diretora de Redação da revista. Na edição de estréias, ao todo foram 21 finalistas e sete premiados nas categorias Saúde, Sociedade Civil, Revendedoras, Segurança, Justiça, Empreendedorismo e Ele por Elas. Os ganhadores saíram das análises de um júri de especialistas (Laura Ancona, Nadine Gasman – da ONU Mulheres, Jurema Werneck – diretora executiva da Anistia Internacional Brasil, Silvia Chakian – promotora de Justiça e o advogado Silvio Almeida). As escolhas foram reforçadas por uma votação popular habilitada no site da revista.
A 2 ª edição – Prêmio Viva: Pela vida de todas as mulheres (2019) premiou lideranças que promoveram ações de mudança contra o feminicídio e outros tipos de violências contra mulheres e meninas
A 3 ª edição – Prêmio Viva: Pela vida de todas as mulheres (2020) foi realizada de forma híbrida (convidados presenciais e remotos) e reconheceu oito pessoas que atuam no enfrentamento à violência de gênero no Brasil.