3o Setor | Projetos

Projeto Ludotecas: enfrentamento à violência doméstica
Instituição: Instituto Sabin
Acesse o Projeto: https://institutosabin.org.br/projetos/promocao-saude-bem-estar/ludote 
Formato: Ambientação de espaços terapêuticos para crianças
Descrição:

Fundado em 2005, o Instituto Sabin começou a construir a opção pela trilha da inovação social (aplicando o conceito de ações colaborativas e inclusivas, além de outras para enfrentar questões socioambientais) em 2014. Desde então, seus fundadores descobriram um campo de múltiplos desafios e oportunidades. A atuação institucional da entidade ocorre a partir de três grandes eixos: (1) promoção da saúde integral e do bem-estar em pessoas em situação de vulnerabilidade; (2) fortalecimento de ecossistemas e organizações de impacto; (3) engajamento social e filantropia.
PROJETO Ludotecas (enfrentamento à violência doméstica)
Em 2007/2008, por meio de uma parceria entre o Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal e o Instituto Sabin, profissionais das duas entidades tiveram ciência de relatos sobre mulheres vítimas de violência que, por falta de alternativa, eram obrigadas a levar seus filhos aos depoimentos. A partir desse contexto foi elaborado o Projeto Ludotecas, no qual uma sala é ambientada com brinquedos, jogos, livros e recursos lúdicos.
O objetivo desses ambientes é evitar que os menores ouçam ou revivam a violência sofrida pelas mães; ou revivam elas mesmas, e novo, o trauma (os especialistas chamam de revitimização). Esse espaço climatizado oferece privacidade adequada para a escuta, oitiva ou acompanhamento terapêutico de crianças, adolescentes (inclusive aquelas que tenham passado por situações de violência sexual) e famílias vítimas de violência. Em 15 anos, o Instituto Sabin ajudou a implementar 114 ludotecas em todo o Brasil, incluindo a localizada na Delegacia da Mulher de Dourados (MS).

voltar →